domingo, 31 de outubro de 2010

Feminices

Já faz algum tempo que estou vivendo o dia a dia de uma dona de casa. Tenho minha ajudante, mas no geral eu acabo fazendo de tudo o dia todo. Não é fácil e dá muito trabalho. Mas tenho administrado bem. O que realmente me incomoda é perceber que essa não é uma atividade valorizada socialmente. Trabalhei por bastante tempo fora de casa e preciso admitir que nada é parecido com o trabalho em casa. É exaustivo. Mas, faz parte das coisas que precisam ser feitas. Alguém vai ter que fazer. Ano que vem o meu filhote vai pra escola por meio período e eu pretendo retomar com mais afinco a minha carreira. E, sem dúvida, terei menos tempo para o trabalho doméstico. A partir daí vai se estabelecer uma outra rotina.
Isso tudo me trouxe a uma reflexão bem complexa. 
O feminismo nos deixou de herança uma certa aversão aos trabalhos domésticos. Chique é ser intelectual; mas, lavar a louça não. Em contrapartida, por que então, ainda hoje, desde que a menina nasce é direcionada a ter filhos, casar e ser dona de casa? É só olhar nas lojas e ver que os brinquedos para meninos são bonecos, carros, aviões, jogos de ação. E para as meninas temos bonecas que choram, andam, tomam mamadeira e fazem xixi. Fogõezinhos, panelinhas, casinhas. Acho que as crianças devem aprender a brincar com todos os tipos de brinquedos para poder vivenciar todos os tipos de personagens. E quando adultos, homens e mulheres devem saber cozinhar, limpar a casa e cuidar dos filhos como parte do seu cotidiano. O homem pode e deve contribuir, mas porque a maioria não o faz, e acredita ser obrigação das mulheres?
Como nem sempre é possível pagar uma empregada, isso coloca a mulher numa situação difícil. Ela quer ir à luta em busca da sua realização profissional mas, pra isso, paga o alto preço de uma jornada tripla de trabalho. E, nos casos em que ela opta por ficar em casa e cuidar de tudo bem de perto, não é reconhecida por isso (e eu não estou falando necessariamente do marido, hein!). É considerado um trabalho menor. Tenho amigas que escolheram ficar em casa, gostam disso, fazem com todo amor. Querem ser mães e donas de casa. Só. Só? Parece brincadeira, não é? A responsabilidade é imensa. Até mesmo pra mandar alguém fazer, você precisa saber fazer, saber cobrar. E por que hoje em dia a mulher que faz essa escolha é tão mal vista? As que gostam desse tipo de tarefa nem comentam, para não parecerem "Amélias". Não pega bem!
Eu quero poder escolher. E não ser julgada por isso! Ir em busca de um trabalho fora de casa por opção e não por obrigação. Se tiver um marido que ajude, ótimo! Fica mais fácil. Se não for possível recorremos então às nossas colegas de trabalho. Mas se eu decidir, com consciência, que não quero outra coisa pra minha vida, por favor, me permitam!

3 comentários:

Tânia Liberato disse...

Vamos dar as mãos, vamos dar as mãos...
Ô vida difícil e cheia de conflitos que temos! Nossa jornada é mais que tripla.

Lilian Baraçal disse...

Eh amiga, que dureza não sermos reconhecidas por fazermos tantas coisas, né?
Mas fique tranquila e decida o que vc achar melhor pra vc, que estarei sempre contigo em todas as suas decisões.
Um beijo enorme e conte comigo.
Tenho orgulho de ser sua amiga. Vc é uma amiga tão inteligente e tão dedicada em tudo que faz.
Parabéns meu amor!!!!

MERCEDES disse...

PERMITA-SE....SER FELIZ !!!!