quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Por quê correr esse risco?

Acho que a cesárea deve ser feita como última alternativa. Quando não há possibilidade de um parto normal. Quando a mãe ou o bebê correm algum tipo de risco.
Acho absurda e irresponsável a prática de uma grande maioria de médicos e maternidades - que mais parecem hotéis de luxo onde mães desembarcam de "mala e cuia" com horário marcado para se "hospedar". Pensando apenas em sua comodidade. Por medo
de enfrentar o trabalho de parto. Medo de sentir dor. Sem se dar conta que fazendo uma césarea DESNECESSÁRIA estarão bastante fragilizadas (em função dos pontos, dores e a falta de mobilidade) no momento em que mais vão precisar de tranquilidade para começarem a aprender a lidar com seus bebês. A cesárea foi banalizada.
É óbvio que ninguém é "menos mãe" por ter escolhido fazer uma cesárea. Mas é preciso refletir seriamente sobre os riscos de uma intervenção cirúrgica e, principalmente, por que a máquina humana tem suas razões de "funcionamento" onde tudo se encaixa. Quais serão as reais consequências para o bebê ao ir contra a natureza sem que isso seja absolutamente necessário?
O melhor parto é o que seja bom para mãe e bebê, o importante é que ele nasça com saúde e que o parto tenha um resultado feliz. Mas realizar uma cesárea antes do início do trabalho de parto é uma prática perigosa, na maioria dos casos irá nascer um bebê prematuro. Sendo uma cirurgia de médio porte, a cesárea oferece todos os riscos de uma cirurgia, seja durante a operação em si, durante o período de analgesia ou no pós-operatório.  
Às vezes optar pela cesariana é uma questão de vida ou morte, mãe ou bebê podem estar em perigo e é preciso fazer o parto rápido. Aí, realmente não há escolha. É necessário correr o risco e assumir as consequências. 
Algumas "modernidades" acabam desrespeitando a natureza do ser humano. Falsas facilidades. O que era pra ser apenas uma exceção em casos de emergência, acaba se tornando um procedimento padrão. Infelizmente.

http://revistapaisefilhos.com.br/revista/edicoes/Cesárea: 9 razões para desmarcar

Nenhum comentário: